De modo geral, os verbos constituem as articulações de uma língua. Dominá-los representa conseguir manipular a língua visada e o que se pretende aqui é oferecer familiarização com diversas formas verbais que permitam ao menos experientes descobrir o caminho para conseguir algum domínio nesse campo.
São dois os aspectos que precisam ser levados em conta para o domínio dos verbos:
1) Conjunção verbal;
2) o significado.
A conjunção verbal
A conjunção verbal em inglês é simples. Tanto é assim que podemos olhar os verbos como pertencentes a dois grandes grupos:
a) Verbos especiais que chamaremos special verbs. São apenas 16 e cada um tem uma conjugação própria, especial. São eles:
Special verbs.
Todos esses verbos por terem formas individualizadas tem de ser estudados de forma particular.
b) Aos demais verbos chamaremos de "normais", pois, embora possa estar divididos em regular e irregulares, apresentam simples alterações nas formas conjugadas. Por exemplo, todos os verbos "normais" tem uma única forma no presente do indicativo (expressa o fato no momento em que se fala)
I drink. (Eu bebo)
She drinks. (Ela bebe)
He drinks. (Ele bebe)
variando sempre, apenas, a 3º pessoa do singular. Essa alteração é fácil de ser absorvida e, portanto, é fácil de ser memorizada.
O significado
Para buscar o significado de um verbo em inglês, você precisa enquadrá-lo num dos dois grupo que vamos estabelecer apenas para efeito de um trabalho prático:
a) Verbos individualizados - A ESSE GRUPO PERTENCEM TODOS OS VERBOS CONSTITUÍDOS DE UMA SÓ PALAVRA CUJO SIGNIFICADO PRIMITIVO, COMO PREFERE A MAIORIA DOS GRAMÁTICOS, PODE SER ENCONTRADO FÁCIL E DIRETAMENTE NUM DICIONÁRIO.
Ex.: verbo look (olhar).
b) Phrasal verbs - É UMA EXPRESSÃO VERBAL EM QUE O VERBO APARECE COMBINADO A UMA E, AS VEZES COMBINADOS A DUAS OU MAIS PALAVRAS QUE CHAMAREMOS DE PARTÍCULAS E QUE PODEM SER UMA DESTAS QUE ESTÁ NO QUADRO ABAIXO:
Para compreender o significado
Ás vezes, apesar de o verbo, em seu sentido primitivo, estar acompanhado de uma mesma preposição, em função do complemento o sentido varia, como por exemplo:
She looked at Jhon and smiled.
(Ela olhou para Jhon e sorriu.)
Em contraste com:
The doctor looked at Jhon's legs, and prescribed this medicine.
(O médico olhou/examinou as pernas e prescreveu este remédio.)
Outras vezes, em seu sentido primitivo, o verbo é seguido de um adjetivo e o sentido que predomina é o desse adjetivo. Isso ocorre, por exemplo com get fat que significa, ficar gordo ou engordar. Mais dois exemplos podem melhorar a compreensão desse caso:
get rich ( ficar rico ou enriquecer);
get angry (ficar zangado ou zangar-se).
Ao buscar o significado de um phrasal verbs você primeiro tenta entender se o significado primitivo do verbo e o significado primitivo da partícula que o acompanha forma sentido na frase; casao contrário, leve em conta que aquela unidade de phrasal verb pode ter um significado completamente independente dos significados primitivos do verbo e de sua partícula agregada. Veja, por exemplo, a seguinte frase:
She made a mistake when she made out this check.
Nessa frase, o primeiro made é o passado do verbo fazer (Ela fez/ cometeu um erro...), e o segundo verbo made é, na verdade, parte do phrasal verb made out, passado de make out que quer dizer preencher (...quando preencheu este cheque). Como se vê, o phrasal verb teve um significado independente dos significados primitivos do verbo e da partícula que o acompanha.
Pode-se acrescentar, a título de reforço, que a partícula up pode ser advérbio ou preposição e ela ocorre em 482 phrasal verbs como menciona o DICTIONARY OF PHRASAL VERBS de Colins Cobuild.
Leve em conta que, para lidar com phrasal verbs, você não precisa saber se a partícula que o acompanha é um advérbio ou uma preposição, visto que o dicionário explica o significado sem necessidade da conscientização dessa diferença.
Para você trata-se apenas de uma partícula.
Então, como você vê, os casos são inúmeros e, se você quer dominar o significado de um verbo em inglês, basta ter o seu espírito aberto e confiante que através de uma pequena pesquisa, você vai descobri-lo. Cabe consultar sempre um bom dicionário de inglês, poi, em geral, eles oferecem o significado de alguns phrasal verbs .
Idiom
Um idiom é uma expressão que pode ou não ter verbo e o seu significado não pode ser deduzido do significado isolado de cada elemento que o constitui.
Um idiom é algo próprio de um idioma, ou seja, é uma expressão própria de uma língua. Um exemplo de idiom com verbo, que serve para sua compreensão, é a expressão kick the bucket que, palavra por palavra, significa chutar o balde. Entretanto, ela é usada significando morrer.
Outro exemplo de idiom é Monday week, um idiom que não tem verbo e que , ao pé da letra, significa segunda-feira. Entretanto, na verdade, significa a segunda-feira após a próxima segunda-feira. Então, se você está prevenido de que isso pode acontecer, se as palavras lidas ou ouvids não formam sentido, é só procurar descobrir o significado da expressão idiomática encontrada. A maioria dos dicionários oferece o significado dos idioms sem fazer distinção se é um phrasal verb ou um idiom, o que torna a procura fácil.
Referência: "Os verbos em Inglês e o método do CCAA"
CCAA CCLS Publishing house.



Nenhum comentário:
Postar um comentário